ESTRATÉGIAS DE MARKETING NO MERCADO VAREJISTA: O ELO ENTRE O PRODUTO E O CLIENTE
resumo
A decisão mais importante do varejista diz respeito ao mercado-alvo, até que este mercado seja definido com clareza, o varejista não pode tomar decisões concretas sobre o sortimento de produtos, a propaganda a mídia e todas as ações de Marketing.
A sua maior dificuldade está em desenvolver estratégias de Marketing para atrair e reter clientes. A localização não é o suficiente para se reter clientes e nem os sortimentos especiais ou exclusivos de produtos. Na área do varejo, sempre pareceu lógico dar início a praticamente todos os processos da cadeia de suprimentos com um bom e sólido plano. Porém embora planejamento e previsão ainda tenham um importante papel, a eficácia de ambos foi reduzida em virtude do dinamismo da economia globalizada. O tempo para planejamento e previsão nas empresas do segmento de varejo são menores, os prazos de entrega são determinados pela demanda e pelos imprevistos vem o risco e, com o risco, vêm geralmente maiores estoques de segurança.
palavras-chave
Marketing, Varejo, Moda.
1. INTRODUÇÃO
Hoje em dia algumas empresas do varejo já aprenderam a navegar na cadeia de suprimento globalizada, em cujas opções vão além de simplesmente acrescentar estoques de segurança. Isso requer uma mudança de foco, ou seja, em vez de priorizar planejamento e previsão, deve-se focar gestão e execução, de modo a ser ágil para responder às mudanças valendo-se, por exemplo, de estoques mais próximos ao cliente.
Com isso em mente, parte da estratégia de terceirização global deve incluir a maneira pela qual o varejista responderá e administrará todo o processo do transporte à venda ao cliente. O varejista deve focalizar a gestão dinâmica dos pedidos de compra a gestão de armazéns com múltiplo posicionamento dos produtos por categoria e giro e as operações de lojas nos clientes.
Uma estratégia de gestão dinâmica dos pedidos de compra gera maior