Estratégias de Leitura
Exemplo: ** “ Rubinho é um ás no volante.”
Para apreendermos o sentido do trocadilho, reconhecemos a algutinação de ás e no = asno. Tal conhecimentos é da ordem linguística.
Fonte do exemplo: http://linguisticadetexto.blogspot.com.br/2010/04/o-que-e-texto-ha-pelo-menos-tres-nocoes.html
Conhecimento Textual: É o termo utilizado para o leitor que necessita recorrer a conhecimentos anteriores do assunto já vistos, para que haja a compreensão do texto dado.
Exemplo: saber diferenciar uma narrativa de ficção e não ficção.
Conhecimento de Mundo: É o termo utilizado que entende-se de toda a experiência de vida do leitor, tudo que ele já viu, já leu, já ouviu em sua vida para a compreensão dos fatos.
Exemplo: Um trabalhador rural, mesmo sem ter frequentado escola, pode fornecer a um pesquisador dados importantes sobre as condições de vida no campo ou dá subsídios para reportagem com preciosas informações. O que é isso senão o conhecimento de mundo, a experiência do cotidiano, o saber vivenciado?
Fonte do exemplo: http://boaescrita.blogspot.com.br/2009/03/conhecimento-enciclopedico.html
Predição: É um tipo de estratégia de leitura que se já tem a antecipação das informações de algum texto por base dos elementos linguísticos contidos, e nos conhecimentos prévios do leitor.
Exemplo: suponha-se pelo conhecimento do leitor que o começar a ler um texto de receita culinária, ele já saberá a estrutura do texto.
Inferência: É outro tipo de método de leitura na qual o leitor ao ler o texto já realiza a conclusão, ou deduz o acontecimento.
Exemplo: Todos os homens são mortais
Sócrates é um homem
Portanto, Sócrates é mortal.
Processo acima é chamado de dedutivo.
O leitor pode verificar que as premissas e a conclusão são