Estratégia e Dinâmicas Competitivas
FLUXOGRAMA
Ferramenta que permite representar de forma gráfica, através de símbolos padronizados, todas as etapas de um processo e como as mesmas relacionam entre si. Esta ferramenta permite explicitar o funcionamento de qualquer operação, por mais complexa que seja, de forma clara e lógica, facilitando a identificação de etapas problemáticas, desnecessárias ou mesmo inexistentes. A contribuição das pessoas envolvidas no processo é fundamental para a representação fiel das atividades do processo. Portanto, a montagem do Fluxograma deve seguir uma sequência pré-estabelecida:
O primeiro passo é elaborar uma lista de todas as atividades rotineiras realizadas para a execução do processo em estudo;
2. Identificar os diversos intervenientes do processo, denominados de cliente interno e externo;
3. Finalizar com a diagramação do Fluxograma Funcional e/ou Carta de Processo, utilizando a simbologia padronizada, para uma melhor visualização e análise do processo como um todo.
ESTRATÉGIA
De acordo com Maximiano (2006, estratégia é “a seleção dos meios para realizar objetivos“.
A palavra foi herdada aos gregos, e diz respeito ao cargo e/ou a dignidade de ministro da guerra, ou seja, comandante de uma batalha, em Atenas. O mesmo autor fez um levantamento da definição de estratégia para diversos autores contemporâneos da administração, e segue aqui alguns dos conceitos definidos:
- Hamel e Prahalad (1995) definem a estratégia como o processo de construção do futuro, aproveitando competências fundamentais da empresa. Bateman e Snell (1996) definem o termo como o padrão de alocação dos recursos para realizar os objetivos da organização. Mintzberg, Ahlstrand e Lampel (2000) também adotam tal prática, buscando resposta em autores especialistas no tema, mas não conceituam o termo sob uma única ótica, e optam por listar áreas de concordância, no que diz respeito à natureza da estratégia.
MOTIVAÇÃO
Motivação pode ser definida como o fato que gera um