Estratégia de Empresas
“Numa alusão ao fato de que em algum ponto da história militar o comandante da ação passou a se afastar da linha de frente para poder ter uma visão de conjunto das batalhas, em vez de se envolver diretamente na ação e ter sua visão reduzida a pequeno campo” (BETHLEM, 1981:9).
O termo estratégia foi utilizado pela primeira vez há aproximadamente 3.000 anos pelo estrategista chinês Sun Tzuo, afirmava que “todos os homens podem ver as táticas pelas quais eu conquisto, mas o que ninguém consegue ver é a estratégia a partir da qual grandes vitórias são obtidas”.
A origem da palavra estratégia teve origem na Grécia Antiga, que significava inicialmente, “arte do geral” (STEINER e MINER, 1981), posteriormente adquiriu uma conotação voltada para a guerra, denotando general, arte e a ciência de conduzir um exército por um caminho (MEIRELLES, 1995). Inicialmente estratégia significava a ação de comandar e conduzir exércitos em tempos de guerra, ou seja, um esforço de guerra.
A palavra obteve diversos significados e fases, passando de um conjunto de ações e manobras militares, para uma disciplina do conhecimento Administrativo, a Administração Estratégica, dotada de conteúdo, conceitos e razões práticas, e que vem conquistando espaço tanto no âmbito acadêmico como no empresarial.
Segundo CABRAL (1998), por sua abrangência, o conceito de estratégia apresenta um paradoxo, pois exige a integração de uma série de teorias e enfoques, o que impede o completo registro de seus conceitos e abordagens. Dependendo do contexto no qual é empregada, a estratégia pode ter o significado de políticas, objetivos, táticas, metas, programas, entre outros, em uma tentativa de exprimir os conceitos necessários para defini-la (MINTZBERG e QUINN, 1991).
O conceito de estratégia vem sendo utilizado de maneira indiscriminada na área da Administração, podendo significar desde um curso de ação formulado de maneira