Polímeros
TRABALHO DE QUÍMICA
ACIDULANTES
Mariana S. Schneider, Tanise Pagotto, Thalisse Thomé
Turma: 302
Marau
Julho, 2013
ÁCIDO ACÉTICO - ÁCIDO CARBOXÍLICO ÁCIDO SÓRBICO -ÁCIDO CARBOXÍLICO
ÁCIDO SUCCÍNICO – ÁCIDO CARBOXÍLICO
ÁCIDO MÁLICO - ÁCIDO CARBOXÍLICO ÁCIDO CÍTRICO -ÁCIDO CARBOXÍLICO
Podemos considerar que existem quatro tipos de processos diferentes de reciclagem de plásticos que são:
a) Reciclagem Primária:
Esta reciclagem não é mais do que o aproveitamento das aparas, das rebarbas e das peças defeituosas dentro da linha de montagem das próprias indústrias.
b) Reciclagem Secundária:
É a reciclagem de parte dos produtos rejeitados existentes no lixo. Esta reciclagem é feita nas Unidades de Reciclagem. Mesmo no caso da recolha seletiva onde o plástico vem relativamente limpo, o produto reciclado terá sempre uma qualidade técnica inferior ao material virgem, devido à presença de diversos tipos de plásticos existentes nesses refugos. O produto assim reciclado deverá ser utilizado apenas em situações em que tais alterações sejam perfeitamente aceitáveis.
Atualmente já existem tecnologias disponíveis que possibilitam o uso simultâneo de diferentes resíduos plásticos, sem que haja incompatibilidade entre eles e a consequente perda de resistência e qualidade. A chamada “madeira plástica”, feita com a mistura de vários polímeros reciclados, é um exemplo.
c) Reciclagem Terciária:
É a transformação dos resíduos polímeros em monómeros e em outros produtos químicos através da decomposição química ou térmica. Após esta operação, o produto poderá ser novamente polimerizado, gerando novas resinas plásticas.
É importante referir que os materiais obtidos por este processo necessitam de um tratamento dispendioso na purificação final, sendo só indicado para produtos de elevado valor económico.
d) Reciclagem Quaternária
Neste caso o objetivo é a queima do