Estratégia de empresas
Módulo: 3 – Modelos Porter e Planos de Ação Fórum
Título: A adoção de estratégias para promover a inovação dentro do contexto empresarial, tendo como referência o Cirque du Soleil
Aluno: Mellie Ane de Morais Dias
Disciplina: Estratégia de Empresas Turma: MB19
Introdução
O atual ambiente de negócios sofre a todo o momento mudanças, fazendo com que a cada dia as empresas se tornem mais competitivas e definam estratégias para se diferenciar no mercado.
Para que uma organização alcance o sucesso é fundamental que defina o negócio no qual atuará, definindo assim as necessidades dos clientes e os benefícios que eles buscam para atender às suas necessidades e desejos.
O Cirque du Soleil criou um modelo de negócio que superou os concorrentes, focado na inovação que foi o que o colocou à frente dos demais, reinventando a arte circense e criando um espetáculo único.
O grande sucesso do Cirque du Soleil é por ter lançado algo novo no mercado e nestas condições é inevitável que não faça sucesso, pois tem apenas benefícios e nenhuma barreira, apesar das dificuldades que passou até chegar à posição de destaque que possui hoje.
Cinco forças competitivas
O modelo das Cinco Forças de Porter destina-se à análise da competição entre empresas, onde considera cinco forças competitivas para desenvolver uma estratégia empresarial eficiente levando em consideração o ambiente externo e interno.
As cinco forças competitivas são:
1) Grau de rivalidade entre as empresas
Este é o principal determinante da concorrência, onde as empresas concorrentes competem em relação ao preço do produto, tecnologia, inovação, marketing, etc.
O Cirque du Soleil mesmo que com seus espetáculos sofisticados nunca se afastou de suas raízes, a arte da rua e conquistou um mercado decadente e se tornou único neste tipo de negócio, desta forma se distancia dos demais concorrentes, devido ao seu pioneirismo e inovação. A cada espetáculo os seus criadores se