Elemento da geologia
Interação dinâmica dos elementos da natureza
1- A estrutura geológica, relevo, clima, vegetação original, etc. são elementos fisiográficos, na realidade, estão associados e formam conjuntos: as paisagens naturais.
1.1- Portanto, uma paisagem (ou meio) natural constitui sempre o resultado de uma integração dinâmica entre esses elementos da natureza: clima, estrutura geológica, relevo, solo, vegetação e hidrografia. E interação dinâmica significa que esses elementos são interligados, formam um conjunto, que um age sobre o outro e que a alteração de um provoca modificações em todo o conjunto ou sistema. Assim, a vegetação depende do clima e do sôo, mas, por sua vez, também tem importância para esses elementos: quase todos os tipos de vegetação, principalmente os de raízes profundas, dificultam a erosão do solo, enquanto a ausência de vegetação a facilita; as folhas e os frutos que caem das árvores são absorvidos pelo solo e o enriquecem de matéria orgânica; em certas áreas que sofreram intenso desmatamento, observou-se uma diminuição na quantidade das chuvas, bem como um ligeiro aumento das médias térmicas, alterando, portanto, o clima local.
1.2- O clima, geralmente, é muito influenciado pelo relevo: as áreas altas, por exemplo, são mais frias; as barreiras montanhosas, por sua vez, podem dificultar a penetração das nuvens úmidas até certos locais. Por sua vez, o clima costuma modificar o relevo pela ação das chuvas, dos ventos e da variação da temperatura. Os rios dependem das chuvas ou do derretimento das neves, que são precipitações da água atmosférica, mas aumentam a quantidade de vapor d’água na atmosfera pela evaporação de seu volume líquido. Em alguns locais em que os rios foram represados e formaram enormes lagos artificiais, observou-se um aumento dos índices de pluviosidade.
1.3- Dessa forma, diferentes combinações desses elementos naturais – os que mais diretamente interessam ao homem, ou ao espaço habitado e