Elementos de geologia
AUTORIZAÇÃO N.º 9293/86 – RECONHECIMENTO: PORTARIA N.º 909/95,DOU 01.08.95
GABINETE DA REITORIA
GESTÃO DOS PROJETOS E ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
RESOLUÇÃO Nº 709/09 – DOE de 21/07/09
Curso: Licenciatura em Geografia
Disciplina: Elementos de Geologia
Docente: Paulo Cesar Davila Fernandes
1. Quais as principais evidências utilizadas por Wegener para elaborar a hipótese da deriva continental? (Valor = 0,1)
R: Afirmava que a mais de 200 milhões de ano existiu um único continente denominado pangéia e que a partir da era mesozóica dividiu – se em dois, a Laurásia (Hemisfério Norte) e o Gondwana (Hemisfério Sul). A partir daí novas divisões sucederam – se até chegar à conformação atual.
2. Qual a diferença entre a teoria da tectônica de placas e a hipótese da deriva dos continentes elaborada por Wegener? Tectônica de placas é o mesmo que deriva continental? (Valor = 0,2)
R: A teoria da tectônica de placas explica a distribuição de muitas feições geológicas de grandes proporções que resultam do movimento ao longo dos limites de placa, como: cadeias de montanhas, associações de rochas, estruturas no fundo do mar, vulcões e terremotos.
O conceito de deriva continental mostrara similaridades marcantes entre as rochas, às estruturas geológicas e os fósseis dos lados opostos do Atlântico. Também postulou um supercontinente, que denominou de Pangeia, que se fragmentou nos continentes como os conhecemos hoje.
Deriva Continental também conhecido como Teoria Tectônica de Placas.
3. O que é uma placa tectônica (valor = 0,1)
R: É a estrutura da crosta terrestre, incluindo não só as falhas e dobras, mas também a formação de montanhas, continentes. Podem também aproximar-se ou afastarem-se umas das outras provocando abalos na superfície como terremotos e atividades vulcânicas.
4. Qual o mecanismo motor das placas? (valor = 0,1)
R: No estado mais plástico da zona permite que a Litosfera rígida deslize sobre