Adjetivo - categoria nominal
DEFINIÇÃO:
Segundo Pasquale Cipro Neto (1998), adjetivo “é a palavra que caracteriza o substantivo, atribuindo-lhe qualidades (ou defeitos) e modos de ser, ou indicando-lhe o aspecto ou o estado: sindicato fictício, eficiente, deficitário, representativo”. Domingos Paschoal Cegalla (2002), diz que adjetivos “são palavras que expressam as qualidades ou características dos seres”. Celso Cunha (2007), na sua gramática, sintetiza a definição do adjetivo, dizendo ser ele “essencialmente um modificador do substantivo.” Para consolidar a sua teoria, acrescenta que o adjetivo “serve para caracterizar os seres, os objetos, ou as noções nomeadas pelo substantivo”. Justificando a sua afirmação, formula os seguintes exemplos:
Adjetivo como caracterizador de uma qualidade: “Inteligência lúcida” / “Homem perverso”; do modo de ser: “Pessoa simples” / “Rapaz delicado”; do aspecto ou da aparência: “Céu azul” / “Vidro fosco”; do estado: “Casa arruinada” / “Laranjeira florida”.
CLASSIFICAÇÃO:
Primitivo: É o que não resulta de outra palavra. Ex: belo, alegre, feliz, alto, bonito, claro... Derivado: É o que resulta de outra palavra. Ex: amável, adorável, mortal, conjugal... Simples: É o que só tem um radical. Ex: brasileiro, suave, fraco, mudo, surdo, fácil... Composto: É o que tem mais de um radical. Ex: surdo-mudo, luso-brasileiro, ultravioleta.
• Ponto de vista semântico: O adjetivo se classifica em: Restritivo: quando particulariza um subconjunto dentro de um conjunto de seres. Ex: fogo azul, cidade moderna... Explicativo: quando não particulariza um subconjunto dentro de um conjunto de seres. Ex: neve branca, fogo quente... Pátrio: designa a nacionalidade, procedência, origem da pessoa ou coisarepresentada pelo substantivo a que se refere: povo português, clima paulistano, Revolução Russa, império babilônico...
• Ponto de vista mórfico O