Complemento nominal
Obj. direto complemento nominal
Ex.: Faça uma rápida leitura do texto.
núcleo do adjunto adverbial de lugar
Ele mora perto de um grande hotel. Complemento nominal do advérbio perto.
O núcleo do complemento nominal é representado por um substantivo (ou palavra com valor de substantivo), poderá ser também representado por um pronome oblíquo.
núcleo do objeto direto.
Ex.: Tenho-lhe uma justificada admiração. complemento nominal de admiração
O complemento nominal pode caber a uma oração com valor de substantivo, receberá o nome deoração subordinada substantiva completiva nominal.
Ex.: Chego à conclusão de que o contrato só beneficiou
Adjunto Adnominal
É o termo que determina, especifica ou explica um substantivo. O adjunto adnominal possui função adjetivana oração, a qual pode ser desempenhada por adjetivos, locuções adjetivas, artigos, pronomes adjetivos enumerais adjetivos. Veja o exemplo a seguir:
O poeta inovador enviou dois longos trabalhos ao seu amigo de infância.
Sujeito Núcleo do Predicado Verbal Objeto Direto Objeto Indireto
Na oração acima, os substantivos poeta, trabalhos e amigo são núcleos, respectivamente, do sujeito determinado simples, do objeto direto e do objeto indireto. Ao redor de cada um desses substantivos agrupam-se os adjuntos adnominais: o artigo" o" e o adjetivo inovador referem-se a poeta; o numeral dois e o adjetivo longos referem-se ao substantivo trabalhos; o artigo" o" (em ao), o pronome adjetivo seu e a locução adjetiva de infância são adjuntos adnominais deamigo.
Observe como os adjuntos adnominais se prendem diretamente ao substantivo a que se referem, sem qualquer