Complemento Nominal Adjunto Nominal
PORTUGUÊS
NATHANAEL FERNANDES DE CASTRO
COMPLEMENTO NOMINAL E ADJUNTO ADNOMINAL
MANAUS – AM
2013
CENTRO EDUCACIONAL CASIMIRO DE ABREU
PORTUGUÊS
NATHANEL FERNANDES DE CASTRO
COMPLEMENTO NOMINAL E ADJUNTO ADNOMINAL
MANAUS - AM
2013
Complemento Nominal e Adjunto Adnominal
Complemento Nominal
É o termo que completa o sentido de uma palavra que não seja verbo. Assim, podem referir-se a substantivos, adjetivos ou advérbios, sempre por meio de preposição.
O complemento nominal representa o recebedor, o paciente, o alvo da declaração expressa por um nome. É regido pelas mesmas preposições do objeto indireto. Difere deste apenas porque, em vez de complementar verbos, complementa nomes (substantivos, adjetivos) e alguns advérbios em mente.
Exemplos:
Cecília tem orgulho da filha. substantivo complemento nominal
Ricardo estava consciente de tudo. adjetivo complemento nominal
A professora agiu favoravelmente aos alunos. advérbio complemento nominal
Adjunto Adnominal
A diferença entre Adjunto Adnominal e Complemento Nominal. Como você precisa saber que o complemento nominal, como o próprio nome diz, completa o significado de um nome; ao passo que o adjunto é apenas um termo acessório, não é necessário para dar sentido ao nome. O complemento nominal sempre é iniciado por preposição; o adjunto, às vezes. Quando o adjunto não é iniciado por preposição, é tranquilo, não existe a confusão complemento/adjunto. No entanto, quando é, surgem os casos em que o aluno tem dificuldade para distinguir esses dois termos. Para não ter essa dificuldade, o estudante tem de ficar atento às diferenças entre o complemento nominal e o adjunto adnominal.
Primeira diferença: o complemento nominal se