port
Em ..cultivo da cana.... temos um complemento nominal.Então devemos procurar nas alternativas qual delas apresenta um complemento nominal, ou seja, só vamos encontrar um complemento nominal na alternativa "e" .... a fundação do Forte dos Reis Magos e da Vila de Natal: complemento nominal, pois o forte é fundado, sentido passivo.
Esta é uma questão bastante enigmática para aqueles que desconhecem a diferença entre adjunto adnominal e complemento nominal. O adjunto adnominal é um termo que se vincula a um substantivo, também conhecido por nome. Conclua que os termos que se juntam aonome são os adjuntos adnominais. Tal vinculação ocorre nas seguintes situações:
- adjetivo/adjunto adnominal+ substantivo (nome) => bom homem (bom é adjunto adnominal)
- artigo/adjunto adnominal+ substantivo (nome) => o homem (o é adjunto adnominal)
- numeral/adjunto adnominal+ substantivo (nome) => primeiro homem (primeiro é adjunto adnominal)
- pronome/adjunto adnominal + substantivo/nome => este homem (este é adjunto adnominal) Até aí não há grandes problemas e tudo flui com tranquilidade, visto que o substantivo é a base e adjetivos, artigos e pronomes se vinculam a ele, tudo sem preposição. Há, porém, uma forma que vem preposicionada e equivale à qualificação de um adjetivo. Observe: homem do Brasil (do Brasil é adjunto adnominal) comida sem graça (sem graça é adjunto adnominal) tradição do litoral (do litoral é adjunto adnominal) rapidez do jogador (do jogador é adjunto adnominal) Muitas vezes, é até possível trocar por um adjetivo, o que revela a equivalência: homem do Brasil / homem brasileiro tradição do litoral / tradição litorânea Já o complemento nominal é um termo sempre preposicionado que se vincula ao substantivo, ao adjetivo ou ao advérbio, todos classificados por nome:
- substantivo (nome)+ complemento nominal => obediência ao regulamento