Compemento Nominal

1511 palavras 7 páginas
FACULDADE DE LETRAS.
MORFOSSINTAXE.
PROFESSORA: CRISTIANE CÉSAR.
COMPLEMENTO NOMINAL.
LUIZ CARLOS DA SILVA COELHO.
PORTUGUÊS/INGLÊS. 4º PERÍODO. NOITE.

RIO DE JANEIRO
NOVEMBRO/2013.
As definições de complemento nominal , indicam a necessidade de serem definidos também, os diferentes elementos morfológicos envolvidos nas suas respectivas estruturas.
1. Oração
a) Representa todo pequeno texto de sentido completo ou incompleto, com a presença obrigatória de um verbo.
b) A Frase pode conter uma ou mais orações.
c) Entre os tipos de enunciados há um conhecido pelo nome de oração que, pela estrutura, representa o objeto mais propício à análise gramatical, por melhor revelar as relações que seus componentes mantêm entre si, sem apelar fundamentalmente para o entorno (situação e outros elementos extralinguísticos) em que se acha inserido. É neste tipo de enunciado chamado oração que se alicerça, portanto, a gramática.

2. Substantivo
a) É a categoria gramatical que nomeia os seres reais ou imaginários, comuns ou próprios, flexionando-se eventualmente em gênero e em número.
Admite-se que esta palavra sofre mutação de intensidade para mais ou para menos a que se denomina grau.
b) Chamam-se concretos, os substantivos que designam os seres propriamente ditos, isto é, os nomes de pessoas, de lugares, de instituições, de gênero, de uma espécie ou de um dos seus representantes.
Dá-se o nome de abstratos aos substantivos que designam noções, ações, estados e qualidades, considerados como seres.
c) É a classe de lexema que se caracteriza por significar o que convencionalmente chamamos objetos substantivos, isto é, em primeiro lugar, substâncias (homem, casa, livro) e, em segundo lugar, quaisquer outros objetos mentalmente apreendidos como substâncias, quais sejam qualidades (bondade, brancura), estados (saúde, doença), processos (chegada, entrega, aceitação).
3. Adjetivo
a) É a categoria gramatical, flexionável em

Relacionados