A desconstrução do amor platônico na lírica camoniana
RESUMO: O presente estudo tem por finalidade descontruir a ideia do amor platônico em Camões, uma vez que essa visão é comumente ligada a sua lírica. Buscarei confrontar as teorias tradicionais que demonstram o amor platônico em sua lírica com a teoria de Helder Macedo, o qual possui um estudo moderno e coerente sobre o assunto.
PALAVRAS-CHAVE: Camões. Amor. Platonismo. Desconstrução. Lírica.
ABSTRACT: The present study aims to deconstruct the idea of platonic love in Camões, since this view is commonly linked to their lyrical. Seek to confront the traditional theories that demonstrate platonic love in his lyrical with the theory Helder Macedo, which has a modern and coherent study on the subject.
KEYWORDS: Camões. Amor. Platonism. Deconstruction. Lyric.
Antes de falar propriamente da desconstrução do amor na lírica camoniana é necessário voltar um pouco no tempo para explicar e entender melhor as inspirações filosóficas que cercam a obra de Camões, principalmente o platonismo e o neoplatonismo. O Platonismo é baseado no pensamento de Platão em que nas doutrinas das ideias os objetos do conhecimento se distinguem das coisas naturais e a sabedoria é superior ao saber. Foi através dessa filosofia que surgiu a designação do amor platônico, pois para Platão o amor é o sentimento puro baseado nas virtudes e não nas paixões. As paixões levam os homens às imperfeiçoes, aos sentimentos baseados em interesses, falsidades, egoísmos, vaidades etc..No platonismo o mundo ideal é perfeito e ilimitado e o mundo real, originado das experiências humanas é imperfeito e limitado. O neoplatonismo é uma doutrina inspirada no platonismo que tem um direcionamento para os aspectos espirituais e cosmológicos do pensamento platônico. Os Neoplatônicos defendem três áreas de conhecimento: A sensorial; a racional e a intelectual que refletem respectivamente a obscura representação da verdade, formado pelos objetos do