Antártida
A Antártida é de fundamental importância para o equilíbrio ambiental do planeta, pois essa região abriga cerca de 70% das reservas de água doce do mundo (geleiras). O aquecimento global está provocando o descongelamento das geleiras da Antártida, fato que provoca o aumento no nível dos oceanos, podendo desencadear o alagamento de várias cidades costeiras. Outra consequência desse fenômeno é o desequilíbrio na cadeia alimentar marinha, visto que as águas provenientes do descongelamento das geleiras alteram a temperatura dos oceanos, ocasionando a mudança dos fluxos migratórios de alguns animais, além de provocar a morte de várias espécies. A pesca é a única atividade econômica permitida na Antártida. Na Antartica embora o congelamento ocorra no inverno polar o solo antártico permanece coberto por espessas camadas de gelo durante todo o ano. As temperaturas na região polar sul são mais baixas que no norte e também menores da Terra;
A ocupação do território Antártico por bases de pesquisa e regulamentada desde 1961. quando foi ratificado o Tratado da Antartica, nesse tratado decidiu se que o continente não pertenceria a nenhum pais. Naquela ocasião foram também liberadas as pesquisas com fins pacíficos e proibidos testes nucleares depósitos de lixo radioativo.
Além dessas resoluções foram proibidas as atividades econômicas extrativas como exceção da pesca permitida non oceano.
* A caça e a pesca predatória estão ameaçando um número cada vez maior de espécies animais polares. Outros sérios problemas que afetam as regiões polares são o efeito estufa e o buraco na camada de ozônio.
Os países que aderiram ao Tratado Antártico não possuem livre trânsito para explorar os recursos minerais existentes no continente.
Embora a ocupação humana no continente Antártico seja quase inexistente, o lixo acumula-se ano a ano, ocasionando um grande problema ambiental. As atividades humanas mais significativas no continente Antártico referem-se à pesquisa científica.