Antartida
O continente foi sendo progressivamente descoberto entre 1820 e 1840 por exploradores russos, britânicos e franceses. Mas foi só no século XX que a Antártida foi realmente explorada. Em 14 de dezembro de 1911, o norueguês Roald Amundsen foi o primeiro a chegar ao Polo Sul geográfico, ao final de uma viagem épica com o britânico Robert Scott, que perderia a vida ali.
É o lugar mais frio do mundo?
Continente de extremos, a Antártida coleciona superlativos: é o mais frio, o mais seco, o mais deserto, o que tem mais ventos e também o mais elevado, com altitude média de 2.300 metros. Com uma superfície de cerca de 14 milhões de quilômetros quadrados no verão, tem um território quase duas vezes maior que o do Brasil (8,515 milhões de quilômetros quadrados).
No inverno, quando uma camada de gelo se forma na superfície do oceano glacial antártico, seu território pode se estender a 30 milhões de quilômetros quadrados, a mesma superfície da África inteira.
Qual é o estatuto da Antártida?
Este continente é regido pelo Tratado da Antártida, firmado em 1959 e com entrada em vigor em 1961. O documento proíbe qualquer militarização do continente, reservando-o “exclusivamente a atividades pacíficas” e garante a liberdade de pesquisa científica. O tratado situa o território fora de uma soberania nacional e congela qualquer reivindicação territorial sobre ele. No entanto, sete países reivindicam direitos territoriais no continente: Austrália, Argentina, Chile, França, Noruega, Nova Zelândia e Reino Unido.
O que pesquisam por lá?
As pesquisas realizadas na Antártida são “principalmente ligadas às mudanças climáticas”, explicou à AFP Yves Frenot, diretor do Instituto Polar Francês Paul-Emile Victor. “Os dois polos frios do planeta atuam na circulação dos oceanos, o que produz o clima do planeta”, afirmou. São feitas reconstituições dos climas do passado, “com testemunhos de gelo, porque ele grava a memória do clima”. Também são realizadas