A antártida
A Antárctida é um continente cujas características se diferenciam bastante dos demais pois está quase sempre coberta de gelo na totalidade e não tem população permanente.
O seu nome provém das palavras gregas anti (contra) e arctikós (norte), pelo que Antárctida significa «contrário ao norte».
Localização e dimensões
A Antárctida abrange uma área de 14 milhões de km², sendo, por isso, maior que a Europa. O continente da Antárctida está situado quase completamente a sul do Círculo Polar Antárctico (é uma linha imaginária paralela cuja latitude é de 66°33´ Sul, o Círculo Polar Antárctico passa pelas partes mais ao norte da Antárctida), e envolvendo o Pólo Sul (90° de latitude Sul); a Antárctida apresenta uma forma quase circular, com excepção da Península Antárctica, que se estende em direcção ao extremo meridional da América do Sul, e de duas grandes reentrâncias, o mar de Weddell e o mar de Ross.
Os verdadeiros limites da Antárctida não são definidos pela linha de costa, mas sim pela Convergência Antárctida; uma zona entre as latitudes 48° Sul e 60° Sul onde se misturam as águas frias do oceano Glacial Antárctico, que se deslocam para norte, e as águas mais quentes dos oceanos Atlântico, Índico, Pacífico, que se deslocam para sul.
Relevo, clima e hidrografia
Relevo
A Antárctida fez parte do continente Gondwana, do qual se separou há cerca de 100 milhões de anos, deslocando-se da zona tropical para a sua actual posição.
Em consequência da espessura da camada de gelo, designada como inlandsis ou calote polar, que cobre praticamente todo o continente, a Antárctida apresenta a maior altitude média de todos os continentes, cerca de 2300 metros.
O relevo da Antárctida pode dividir-se em duas grandes regiões, Antárctida Oriental ou Grande Antárctida, situada quase totalmente no hemisfério oriental, e a Antárctida Ocidental ou Pequena Antárctida, situada no hemisfério ocidental e que parece ser uma continuação da América do Sul, separadas pela