Antártida ou antártica
A Antártida ou Antártica é o continente mais frio, mais seco, com a maior média de altitude e de maior índice de ventos fortes do planeta.
História:
Como não há povos nativos, a história do continente praticamente se resume à sua história de exploração. As primeiras expedições documentadas começam no século XVI. Américo Vespúcio relatou o registro visual de terras a 52°S. Várias expedições aproximaram-se gradativamente do continente sem, no entanto, ter-se a certeza de que se tratava realmente de um continente ou de um conjunto de ilhas, até às expedições de James Cook, o primeiro a circum-navegá-lo entre 1772 e 1775 sem o avistar, devido à névoa e aos icebergs.
A ocupação humana começa na primeira metade do século XIX, quando navios baleeiros chegavam à região das Ilhas Sandwich do Sul.
No início do século XX, os exploradores se voltam para a conquista do polo Sul. A expedição liderada pelo norueguês Roald Amundsen foi a primeira a atingir o Polo Sul em 1911-1912. Já Richard Evelyn Byrd, explorador dos Estados Unidos, foi o primeiro a sobrevoar o polo Sul 29 de novembro de 1929 após o que conduziu diversas viagens de avião à Antártica nos anos 30 e nos anos 40. Ele também realizou extensas pesquisas geológicas e biológicas. Atualmente, após o Tratado da Antártica, muitos países mantêm bases de pesquisa permanente e a ocupação humana é constante.
Solo e Território: O solo na Antártida é constituído essencialmente por gelo. Tem uma extensão de 14 milhões de quilómetros quadrados, tornando-se o quinto maior continente e 99% da sua superfície está coberta por gelo. Essa superfície atinge uma espessura máxima de 4 776 metros. Sua costa mede 17 968 quilômetros e é caracterizada por formações de gelo.
- Área sem gelo: 280 mil km2 (aproximadamente)
- Área com gelo: 13,7 milhões km2 (aproximadamente)
Fisicamente, ela é dividida em duas partes pelos montes Transantárticos perto do estreitamento entre o mar de Ross e o mar de Weddell: a