Estratégia - Caso Habibs
ESTRATÉGIA
São Paulo
2014
ESTRATÉGIA
Trabalho da disciplina de Estratégia e Organizações, do curso de Engenharia de Produção da Universidade Anhembi Morumbi, sob a orientação do Prof. Luis Alberto Figueiredo de Sousa.
São Paulo
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Quando falamos sobre o sucesso de algum projeto já pensamos em qual deve ser a estratégia necessária para que o mesmo melhore ou continue sendo o melhor.
Michael Porter, que é um professor da Harvard Business School, discutiu em seus diversos livros e artigos, sobre os tipos de estratégia e o quão importante ela é. Ele mostra como muitas empresas acabam apenas procurando como ultrapassar seus concorrentes e não procuram ter uma estratégia que os mantenha como os melhores naquela área.
Um exemplo que vamos discutir ao longo do texto é a estratégia da Rede de Fast Food Habib’s, que começou com um pequeno investimento, comparado a tantas outras, e que hoje possui diversas lojas que alcançam uma vasta clientela.
1. O QUE É ESTRATÉGIA?
De acordo com Michael Porter, muitas empresas procuram sempre ter um lucro maior e aumentar o faturamento da mesma, mas ter uma estratégia é mais importante do que crescer, pois assim a empresa poderá se manter em crescimento, mesmo que aos poucos, e não apenas crescer durante alguns momentos.
Ter uma estratégia é saber correlacionar as atividades e áreas de uma empresa para que todas trabalhem juntas com um mesmo foco, resultando em uma combinação única que as outras não vão conseguir copiar. Quando apenas uma área da empresa é aperfeiçoada ou implementada com novas ferramentas, qualquer concorrente pode adquirir os mesmos equipamentos ou seguir a mesma linha de pensamento e procurar equipamentos melhores, o que o permite ultrapassar sua empresa.
A estratégia pode ser confundida com as técnicas que a empresa usa para gerir a mesma,