Procedimento de Masterdata
Elaboração de diretrizes para criação alteração e controle dos cadastros de Fornecedores, Clientes e Materiais (Matéria Prima, Embalagem, Produto Acabado e Produto em processo).
2. CAMPO DE APLICAÇÃO
Este Procedimento aplica-se a todas as unidades da MARS Brasil. Para cadastros de Clientes, Fornecedores e os materiais: Embalagem, Matéria Prima, Semiacabado e Produto acabado. (Esse documento não se aplica ao cadastro de MRO).
3. REFERÊNCIA
Não se aplica.
4. DEFINIÇÕES
Masterdata: Tradução de “Dados Mestres”, é o conjunto de informações básicas inseridas no SAP(Código, descrição, dimensões, peso, dados de MRP, dados de custos, etc). Toda e qualquer transação do SAP utiliza os dados mestres para processar.
SKU: Stock Keeping Unit é a denominação para os diferentes itens de estoque e cada SKU possui um código distinto.
FERT: O código de produto acabado possui 8 dígitos.
VERP e ROH: Os códigos de embalagem, matéria prima e produto em processo possuem 7 dígitos apenas.
Lotus Notes: É o sistema oficial utilizado para formalizar e documentar as criações e alterações de cadastros. Este sistema não possui interface com o SAP.
Documento no Notes: É o nome dado a solicitação de cadastro, cada solicitação gera um documento no notes com uma rota distinta. É no documento do Lotus Notes que inserimos as informações necessárias para o cadastro.
Rota: É a sequência de pessoas envolvidas no cadastro, para cada tipo de solicitação de cadastro há uma rota distinta. A rota define a sequência e também a ação de cada associado.
GRD: É o banco de dados do SAP, é um ambiente da versão Atlas do SAP. É onde todos os cadastros são criados/modificados inicialmente. É um ambiente compartilhado por todas as unidades da MARS Inc. O GRD possui comunicação direta com o Trinity podendo desfazer alterações que sejam feitas apenas no Trinity.
Trinity: É a versão do SAP ECC6.0 customizado para os mercados (Brasil, Chile e Argentina). O Trinity é uma versão inferior ao Atlas.