ESTRATGIAS DE REMUNERACAO
Luiz Paschoal
Consultor de RH
A remuneração nas empresas pode constituir-se apenas de salário fixo ou de salário fixo mais salário variável. Além disso, o salário pode ser estabelecido de maneiras diferentes segundo duas grandes linhas metodológicas: foco no cargo ou foco na pessoa.
O conceito de remuneração variável sempre foi praticado para alguns segmentos de profissionais, especialmente os que atuam na área comercial. Também esteve presente nas atividades mais operacionais nos tempos idos em que se praticava o prêmio de produção, hoje praticamente extinto. Um crescente número de empresas está introduzindo o conceito de remuneração variável em sua gestão, interessadas em usar a remuneração para incrementar negócios e em transformar custos fixos em custos variáveis.
Das metodologias empregadas para determinar a remuneração, as focadas no cargo são próprias para as organizações estruturadas com clara definição de funções para os colaboradores. Esta gama de empresas constitui a grande maioria. As metodologias focadas na pessoa são adotadas por organizações onde as pessoas não têm função fixa ou delimitada e os profissionais são designados para diferentes trabalhos de acordo as competências que apresentam. Esta metodologia é ainda adotada por pequeno número de empresas, mas mostra sinais de irá firmar-se como uma tendência.
A escolha da estratégia de remuneração envolve, portanto, essas duas grandes questões: a metodologia a ser empregada para determinar a remuneração (foco no cargo ou foco na pessoa) e a composição da remuneração (apenas salário fixo ou salário fixo mais parte variável). A escolha envolve ainda um terceiro elemento, nem sempre computado na composição da remuneração: benefícios e vantagens. A adoção da remuneração com foco estratégico requer, assim, uma análise bastante ampla.
Disponível em:
http://www.luizpaschoal.com.br/artigos/escolhendo-a-estrategia-de-remuneracao