Desafios atuais da captação e retenção de talentos nas organizações
O principal desafio do recrutamento e seleção no mercado de hoje é a capacidade de atrair e reter talentos. As formas tradicionais de relacionamento entre empresas e profissionais tornam-se rapidamente obsoletas. Mais do que nunca é preciso apropriar-se das novas técnicas e tecnologia.
O recrutamento abrange o conjunto de práticas e processos usados para atrair candidatos para as vagas existentes ou potenciais. Ele deve ser efetuado em uma unidade centralizada, e é uma atividade permanente, sendo apenas intensificada nas ocasiões em que existem vagas.
O recrutamento é realizado com base nos dados referente às necessidades presentes e futuras de recursos humanos da organização e consiste nas atividades relacionadas com a pesquisa e intervenção sobre as fontes capazes de fornecer à organização um número suficiente de pessoas, entre as quais, possivelmente, aquelas necessárias à organização para a consecução de seus objetivos.
O problema de todas as organizações é descobrir as fontes supridoras de recursos humanos, situadas no mercado competitivo, pode-se dizer que existe uma fase muito mais importante do recrutamento é a identificação das mesmas, pois servirão como servidoras de talentos.
Da mesma forma que se observam mudanças no cenário do mercado de trabalho, também se percebe a evolução dos conceitos de recrutamento e seleção de pessoas. Nos anos 80 e 90 as estratégias e técnicas para recrutar e selecionar pessoas eram utilizadas com o objetivo de escolher a pessoa certa para o cargo certo. A visão era reativa, ou seja, a captação e seleção estavam condicionadas à existência de vagas. Era uma atividade desenvolvida pela área de Recursos Humanos, sem a colaboração da área demandante. O profissional de RH fazia uma descrição detalhada do cargo, das atividades a serem desempenhadas pelo candidato e do conhecimento técnico