gestao por competencia
ITABUNA – BAHIA
2014
Introdução
A complexidade do ambiente onde atuam as organizações, a quebra de paradigmas nas teorias de administrar e gerir uma empresa, a globalização, a velocidade de informações e os diversos estudos nesta área demonstram que as praticas gerencias tradicionais, não atendem mais as necessidades das organizações em melhorar desempenho e otimizar lucro.
Desde as tradicionais teorias de Frederick Taylor e a administração cientifica, passando pela Teoria das relações humanas e grandes contribuições de Elton Mayo, existe uma busca constante em aperfeiçoar a forma de gerir empresas e pessoas.
Nesse cenário o modelo de Gestão por Competências visa alcançar os objetivos da Organização através do alinhamento da Missão, Visão e Valores, as estratégias do Negócio com as estratégias do Capital Humano. A gestão por competências é a integração de ideias, conceitos e práticas de Gestão de Pessoas.
No entanto, mais do que buscar uma definição conceitual, faz-se necessário o alcance de um maior entendimento do papel das competências em uma organização. Dependendo da forma como é feita a gestão das competências, essas podem favorecer a aquisição de vantagens competitivas, contribuindo para diferenciar a organização de suas concorrentes.
Modelos de Gestão
O atual cenário no que estão inseridas as organizações possui como características a globalização, os processos de reestruturação organizacional, rapidez com a qual surgem inovações tecnológicas, privatizações, redefinição das estratégias corporativas e mudanças na estrutura hierárquica funcional.
Nesse contexto surgem novos modelos de gestão que possuem como características principais objetivos atingir o resultado de satisfatória, com o mínimo desperdício de recursos e foco no desenvolvimento da organização e do colaborador.
Essa ideia é claramente oposta ao foco no processo, vigente até então nos modelos tradicionais.
É