Estrategias de manipulação
Um dos artifícios usados para o controle da sociedade é a manipulação e distração, que é basicamente desviar e mudar o foco das atenções da população de problemas importantes, decididos pelos políticos e a burguesia de um modo geral. A técnica consiste em dar grande ênfase a informações insignificantes que de nada vai mudar na vida cotidiana da população e que só serve mesmo pra desviar a atenção do público e mante-lo distraído dos verdadeiros problemas.
Outra estratégia de manipulação, é criar problemas e depois criar soluções, por exemplo criar qualquer tipo de conflito e, depois induzir o público a aceitar medidas impostas, sem que percebam que isso foi plantado, e que somente tomando essas precauções o conflito vai sanar.
A estratégia da gradação é fazer com que uma medida ou regra seja aceita, e isso se dar aos poucos, gradativamente, vagarosamente. Pode levar ate anos. Sendo assim, aos poucos a população não sente, e acaba se acostumando, não causando grande impacto de imediato, agindo como se fosse um veneno lento, que vai entrando aos poucos e quando se olha já esta instalado por todas as partes, sem provocar nenhum tipo de reação, revolução.
A estratégia do deferido, é outra maneira de se fazer aceitar uma decisão impopular de imediato. Tem que apresenta-la como dolorosa mas necessária, com o intuito de obter a aceitação no presente, mas que será aplicada somente no futuro, com isso o público vai se acostumando com a ideia de que é mais fácil aceitar um sacrifício no futuro e não de imediato, ganhando mais tempo pra se acostumar com tal ideia. Contudo, o indivíduo semeia ingenuamente a falsa ilusão de que tudo irá melhorar e que o sacrifício futuro ficará mais ameno ou até mesmo deixará de existir. Dirigir-se ao publico como crianças de baixa idade é uma estratégia bem eficaz. Quando se dirige ao publico usando discurso ou intonação de criança ou com infantilidade, você estará enganando subjetivamente o