RELAÇÃO OBJETO E OBSERVADOR SEGUNDO O PERÍODO, VIDA E OBRA DO ARQUITETO RENASCENTISTA FILIPPO BRUNELLESCHI
625 palavras
3 páginas
FACULDADE INTERAMERICANA DE PORTO VELHOCURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
RAYNA FERREIRA SILVA
RELAÇÃO OBJETO E OBSERVADOR SEGUNDO O PERÍODO, VIDA E OBRA DO ARQUITETO RENASCENTISTA FILIPPO BRUNELLESCHI
Porto Velho/RO
2013
CONTEXTUALIZAÇÃO
Analisando-se uma obra atualmente, seja uma pintura, escultura ou estilos arquitetônicos, notamos uma relação do objeto estabelecido com o objeto de representação subjetiva, essa interpretação aparentemente moderna tem origem na antiguidade, mas está intimamente ligada ao Período Renascentista, no qual, o objeto interpretado é apresentado de forma retificada. A Renascença é uma atividade humanística de suma importância para as diversas manifestações artísticas, principalmente para arquitetura.
Caracterizado pelo desenvolvimento da perspectiva linear, do claro-escuro e na construção, pelo uso livre e inventivo dos detalhes clássicos, o estilo surgido na Itália, permitiu aos arquitetos o conhecimento mais aprofundado das técnicas de apresentação. Com a perspectiva, a realidade é reproduzida ilusoriamente, mostrando os objetos nos espaços em suas posições e tamanhos proporcionais, ver figura 1; capta os fatos visuais e os estabiliza fazendo com que todos os elementos se convergem ao observador, por isso a denominação perspectiva cônica.
Filippo Brunelleschi, um dos mais importantes arquitetos da estética renascentista em Florença, obedecia a esse método de representação, nascido e morto em Firenze, Itália (Figura 2), representava de forma plana os objetos em três dimensões, possui obras na área da pintura e escultura, mas é na arquitetura, que se tornou propagador dos princípios da perspectiva linear, que, embora conhecidos pelos greco-romanos, ficaram esquecidos durante toda idade média.
A Itália entre os séculos XVI E XVII passava por um período de transição do mundo medieval para o moderno. As manifestações artísticas deixaram de ser