10 Estrategias de manipulação através da mídia
Um dos elementos principais do controle social. Trata-se de desviar a atenção do público dos problemas importantes e das mudanças decididas pelas elites políticas e econômicas, fazendo com que o público não se interesse por conhecimentos essenciais. “Mantem o público ocupado, ocupado, ocupado demais, sem nenhum tempo para pensar”.
2. Estratégia “problema-reação-solução”.
Cria-se um problema, uma “situação” prevista para causar certa reação no público, a fim de que este seja o mandante das medidas que se deseja aceitar. “Tudo é previsto, tudo é manipulado”.
3. A estratégia da gradualidade.
Essa estratégia é aplicada pouco a pouco, para que seja aceita com facilidade determinadas situações. Ou seja, para que uma medida inaceitável seja aceita, basta aplicá-la gradualmente, a conta-gotas, por anos consecutivos, e ela será vista como algo normal.
4. A estratégia de adiar.
Outra maneira de se fazer aceitar uma decisão impopular é a de apresentá-la como “dolorosa e necessária”, obtendo a aceitação pública para uma aplicação futura. É mais difícil aceitar um sacrifício futuro do que um sacrifício imediato e dá tempo para as pessoas se acostumarem com as mudanças e aceitarem com paciência quando chegar o momento.
5. Dirigir-se ao público como crianças
A maioria da publicidade dirigida ao grande público utiliza discurso, argumentos, personagens e entonação particularmente infantis, muitas vezes próximos à debilidade, como se o espectador fosse uma criança de pouca idade ou um deficiente mental. Quanto mais se tenta enganar ao espectador, mais se tende a adotar um tom infantilizante. Por quê? “Se alguém se dirige a uma pessoa como se ela tivesse a idade de 12 anos ou menos, então, em razão da sugestionabilidade, ela tenderá, com certa probabilidade, a uma resposta ou reação também desprovida de um sentido crítico como as de uma pessoa de 12 anos ou menos de idade.” http://democraciarealbrasil.org/?p=374 6. Utilizar o aspecto emocional