Estilística da língua portuguesa
UNIÃO DAS ESCOLAS SUPERIORES DA FUNESO – UNESF
DEPARTAMENTO DE LETRAS - CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM
LINGÜÍSTICA APLICADA À LÍNGUA PORTUGUESA
ESTILÍSTICA DA LÍNGUA PORTUGUESA / Profº. FRANCISCO MESQUITA
RELATÓRIO DE AULA
No decorrer desse módulo percebi primeiramente que antes de realizar-se a interpretação textual é necessário uma compreensão, um reconhecimento do texto para então, aplicar-se ao mesmo varias interpretações.
Partindo das variedades de conceitos de estilos encontrados na obra Introdução à Estilística: a expressividade na Língua Portuguesa de Nilce Sant’ Anna Martins, foram desenvolvidos em sala de aula círculos de estudos confrontando as mais diversas abordagens, viajando da origem à evolução dos estudos estilísticos.
Sendo a Estilística uma disciplina ligada à Lingüística, procurou-se realçar sua importância atribuída pelos gramáticos, detectei que muitos destes não têm um interesse presente em definir ou sistematizar os conteúdos inerentes aos estudos estilísticos. A impressão que deixa é de que embora alguns gramáticos recorram a exemplos literários, não atribuem à Estilística o seu verdadeiro valor.
Em um segundo momento foi realizado a aplicação dos conceitos estilísticos, até então abordados, a textos diversos envolvendo a interação da teoria à prática.
No encerramento do módulo foi realizado um seminário no qual retrataram-se os valores da estilística ligados à sonoridade, à significação, à formação das palavras e à constituição das frases. Com esta atividade pode-se reconhecer amplamente a função enriquecedora dessa área. Entretanto, por conta da carga horária alguns questionamentos ficaram em aberto, cabendo aos interessados buscar estas informações.
Objetivando aplicar as experiências vivenciadas no decorrer do curso à prática pedagógica, compreendi então os efeitos que determinadas mensagens