Artigo
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO SERIDÓ
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS
CAMPUS DE CURRAIS NOVOS
CURSO DE LETRAS- LICENCIATURA PLENA
DISCIPLINA: ESTILÍSTICA DA LÍNGUA PORTUGUESA
PROFESSOR: LUCÉLIO DANTAS DE AQUINO
ANÁLISE SINTÁTICA
Allana Thaísa dos Santos
Flávia Mayara Félix Dantas
Lívia Grazielly de Oliveira Santos
CURRAIS NOVOS
2012
A Estilística é o ramo da linguística que estuda as variações da língua e sua utilização, incluindo o uso estético da linguagem e as suas diferentes aplicações dependendo do contexto ou situação. Dentro deste conceito, analisaremos um texto que trata-se do gênero Charge, identificando o estilo que apresenta o seu contexto, dentre as características que o constrói. Como fonte teórica para ser realizado tal estudo, utilizaremos o texto Introdução à Estilística: A Expressividade na Língua Portuguesa, escrito pela autora Nilce Sant’Anna Martins, e o texto A Língua Literária: Campo De Estudo Da Estilística, escrito por Bezerra (2010).
Antes de iniciar a análise do texto é importante que conheçamos o seu gênero. De que se trata uma charge? Quais as suas características? Charge é um estilo de ilustração que tem por finalidade satirizar, por meio de uma caricatura, algum acontecimento atual com um ou mais personagens envolvidos. Mais do que um simples desenho, a charge é potencialmente decisivo no processo de construção e veiculação de ideologias, apresentando críticas político-sociais onde o artista expressa graficamente sua visão sobre determinadas situações cotidianas através do humor e da sátira.
A construção da charge se alimenta dos últimos acontecimentos e permite a manifestação de efeitos de sentido que fornecem representações necessárias para ver e dizer o mundo. Nesse percurso, muitas vezes as charges mascaram a intenção ideológica com o estímulo ao riso. Para entender uma charge não precisa ser necessariamente uma pessoa culta, basta estar por dentro do que