Biologia
É difícil saber ao certo o tanto de tempo que a célula levou para sofrer aperfeiçoamentos na sua estrutura até originar-se o modelo de hoje que se repete na maioria das células, é bem provável que tenha levado milhões de anos. As células eucariontes se encontram em duas regiões fundamentais, o núcleo e o citoplasma. O núcleo contém grande parte do material genético da célula e o citoplasma é a região intracelular entre a membrana plasmática e o núcleo. Uma célula eucarionte possui verdadeiro núcleo, núcleo definido e protegido pelo envoltório nuclear.
CÉLULA PROCARIONTE
Célula Procarionte é diferente do eucarionte, sua principal característica é a ausência de carioteca individualizando o núcleo celular, por ausência de algumas organelas, pelo pequeno tamanho que se acredita ao fato de não possuírem um anel não associado às proteínas. A célula procarionte tem uma carência de membrana nuclear.
MEMBRANA PLASMÁTICA
Toda a célula, seja procarionte ou eucarionte, apresenta uma membrana que isola o meio exterior do meio interior, uma membrana muito fina, que nem mesmos os microscópios conseguem torná-la visível.
Os componentes mais abundantes na membrana plasmática são fosfolipídios, colesterol e proteínas, por isso dizemos que elas têm uma constituição lipoproteica.
A membrana plasmática possui mecanismos que permitem a entrada e a saída de substâncias.
Dizemos que a membrana plasmática seleciona a passagem destas substâncias e que ela possui desta forma uma permeabilidade seletiva, que é uma