Hobbes
Curso: Bacharelado em Serviço Social
Disciplina: Filosofia
Profª. Mariana Alvarenga
Aluna (o) Kátia - RGM:
ATIVIDADE – UNI II
Na sociedade moderna, Hobbes foi o primeiro a fundamentar a ética secular. Segundo ele, o homem é, por natureza, egoísta e quer viver bem. Na vida social, dirigida pelo Estado, a cooperação torna a existência melhor, por isso ela é vantajosa, mas, para tanto, é preciso atitudes éticas. (HOBBES, 1973). Desta forma, sua teoria é contratualista e pressupõe uma vida moral, permeada por um conjunto de regras que pessoas racionais consentem em obedecer para seu benefício mútuo. 1) Qual deveria ser o papel do Estado nesse contexto? (5 a 8 linhas)
A sociedade precisa de uma autoridade e o Estado é o poder absoluto centralizado dessa autoridade, eles estavam vendo uma sociedade transformada, com quebra de valores morais, quebra de instituições, e as coisas precisavam ser colocadas no lugar, o papel do Estado neste contexto, é centralizar este poder porque o Estado é o pacto, o contrato, o estado é que vai conter a vontade do homem (ambos), e assim o homem cede parte de sua liberdade se submete ao estado. Porque a teoria contratualista tenta justificar a presença do estado na humanidade.
Como dizia T. Hobbes o homem é o lobo do homem e com essa Teoria o estado conseguiria conter o egoísmo as traições do homem na sociedade. 2) Qual a importância da ética para que o contrato desse certo? (5 a 8 linhas)
A importância da ética para que esse contrato de certo e a corelação de forças, para ter a ética o Estado tinha que se desvincular para ter esse jogo de força, ele precisava saber como fazer essa articulação de forças. Por isso a importância da ética, para que ele pudesse fazer tudo isso a ética precisaria vir primeiro, ai sim o contrato daria certo.