Trabalhos e provas
Tema: Civilização Pré Colombiana.
Subtema: Astecas
Introdução:
Os astecas, mais notórios povos a ocuparem a região da Meso-América, eram bastante dedicados à guerra. Alguns relatos míticos diziam que os astecas procuravam um território sagrado. Tal região estaria marcada pela existência de uma águia repousada sobre um cacto, que carregava em seu bico uma serpente. Depois de anos andando de região em região eles finalmente fixaram na região do Lago Texcoco. Desenvolvendo ali atividades agrícolas e fundaram a cidade de Tenochtitlán.
Desenvolvimento:
• Localização: Após a fundação da cidade de Tenochtilán, os astecas continuaram nessa região (atual Cidade do México).
• Sociedade: A sociedade era hierarquizada, e comandada por um imperador, chefe do exército. Era dividida em nobres, sacerdotes, os guerreiros, os comerciantes e os escravos. A nobreza era também formada por sacerdotes e chefes militares. Grande parte da população era composta por camponeses, artesãos e trabalhadores urbanos. Esta camada mais baixa da sociedade era obrigada a exercer um trabalho compulsório para o imperador, quando este os convocava para trabalhos em obras públicas (estradas, templos, pirâmides, etc.).
• Política: O sistema governamental dos Astecas era monárquico, onde o Conselho do Imperador era quem elegia seu sucessor, escolhido entre os membros da linhagem governante e chamada Casa Real. A capital dos astecas era a cidade de Tenochtilán, e também coração político e espiritual dos Astecas. A principal obrigação do Imperador era proteger o povo e homenagear os Deuses. O poder do Imperador era hereditário, e ele era auxiliado pelo Grande Conselho.
• Economia: Ao longo da expansão, a agricultura foi se tornando a sua principal atividade econômica. Mesmo que a região em que eles habitavam fosse de terrenos alagados, eles desenvolveram atividades agrícolas que superavam as limitações naturais da região. O