Segurança do trabalho
DISCIPLINA: SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO
Nome: Regina da Silva Rodrigues RA: 2215832158
1 INTRODUÇÃO
Uma empresa pode ser comparada a um organismo vivo e, tal como qual, a primeira e mais básica necessidade é a própria sobrevivência no meio em que se encontra. Para que isso aconteça, elas devem procurar minimizar os riscos a que estão expostos todos os seus colaboradores, pois, apesar de todo avanço tecnológico, qualquer tipo de atividade envolve certo grau de insegurança.
Na falta de um eficaz sistema de segurança, as empresas acabam tendo como prejuízo não só os acidentes de trabalho, que já são graves o bastante, mas também problemas de relacionamento humano, baixa produtividade, péssima qualidade dos produtos e/ou serviços prestados e o aumento de custos.
Para a prevenção de acidentes de trabalho é fundamental que a empresa atenda todos critérios de segurança e higiene, buscando sempre condições seguras e saudáveis no ambiente de trabalho. É preciso estar de acordo com as Normas Regulamentadoras, a qual define o seu grau de risco, conforme o código CNAE – Classificação Nacional de Atividades Econômicas – da empresa.
2 DESENVOLVIMENTO
ABERTURA DE RESTAURANTE E PIZZARIA
Dois empreendedores pretendem abrir um restaurante e pizzaria com previsão de 16 funcionários, sendo: * 03 cozinheiros * 01 lavador de louças * 02 funcionários de limpeza * 01 gerente * 01 recepcionista * 04 garçons e garçonetes * 01 caixa * 04 funcionários administrativos (financeiro, compras, etc) * 01 manobrista
3 ETAPA 1
3.1 IMPLEMENTAÇÃO DO EMPREENDIMENTO
Antes da abertura deste empreendimento, os empreendedores devem ter atenção específica a algumas normas necessárias relacionadas à saúde e segurança no trabalho, especialmente as Normas Regulamentadoras da Portaria n° 3.214/78 do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego). Para isso foram contratados: * 01 Técnico de Segurança do Trabalho