Peritonite
É a inflamação do peritônio, e essa coleção de pus é formada e quando o cirurgião se depara com isso em situações pré e pós-operatória é uma situação de alta gravidade. É uma das patologias que mais geram morte.
Então é a inflamação dessa membrana e normalmente está associada a perfuração ou comprometimento de alguma víscera.
Anatomia e Histologia
Retirando a tampa abdominal, visualizamos o peritônio, com seus dois folhetos, dá para ver os anexos, epiplon e a cavidade abdominal, e a gente vê tudo que está dentro da cavidade, então a gente já vê que existem órgãos intraperitoneais, e tem órgãos retro-peritoneais. Ambos têm comportamentos diferentes, se você tem uma inflamação dentro da cavidade, por causa da possibilidade de irritação do peritônio, o individuo procura ficar mais quieto, em uma posição antálgica, já o indivíduo que tem uma cólica renal – que é extra-peritoneal, ele não para. Então isso é fundamental na hora de diagnosticar a dor.
- O peritônio é uma membrana serosa que recobre toda a cavidade peritoneal através de seus folhetos parietal (aderido a parede) e visceral (envolve as vísceras).
- Em um homem de 70 kg: 1,90 a 2,10m². Esse é o tamanho da pele também que envolve o corpo de um individuo do mesmo tamanho, ou seja, peritônio e pele têm o mesmo tamanho...
- Inervação: parietal (dada pelos 6 últimos nervos torácicos) e visceral (pelos nervos aferentes somáticos – são muito sensíveis a tração – o que atrasou demais a cirurgia abdominal).
- é uma cavidade fechada no homem e na mulher comunica-se com o exterior através das trompas de falópio. Qual a importância disso? É que a vagina é um órgão potencialmente contaminado, e isso desencadeia uma peritonite chamada de peritonite do OB, é aquela moça que foi a praia menstruada, colocou um OB, e ao invés de trocar regularmente, ela fica o dia inteiro, o que pode acarretar em uma peritonite. O que acontece? A mulher está sangrando, a vagina está tamponada, aquele