Freud alem da alma
O filme retrata os momentos difíceis que Freud viveu no início da sua carreira de médico e mostra as descobertas realizadas por ele através de suas próprias experiências pessoais.
Sigmund Freud interna uma pessoa com histeria. A histeria é uma doença emocional psíquica cujos conflitos surgem na forma mental ou como sintomas físicos. Charcot era um neurologista que utilizava a hipinose para estudar a histeria. Já Freud e Brauer começaram a pesquisar os mecanismos da histeria e chegaram a conclusão que todos aqueles sintomas eram causadas por lembranças reprimidas. Freud ganhou uma bolsa para estudar em Paris e na sua primeira aula teve a oportunidade de vê Charcot com dois histéricos, onde através da hipinose ele faz com que os mesmos eliminem seus problemas e ganhem outros, dando apenas ordens, enquanto estão hipnotizados. Assim, chegando a conclusão que a hipinose tanto cura quanto cria sintomas.
Freud diz em uma palestra que a mente pode ser controlada pelo inconsciente, mas que devemos descobrir se o mesmo está ligado a uma “mente despedaçada ou a traumas por correntes de lógicas”. Brauer relata o caso de uma jovem que foi curada através da hipnose, pois a jovem estava com sua irritação reprimida porque seu cachorro havia bebido água em seu copo e após expressar seu nojo através da hipnose pede água e volta a sua vida normal. Nesse trecho do filme Brauer utiliza o Método Catártico, onde o tratamento possibilita a liberação de afetos e emoções ligadas ao acontecimento traumático não expressado no momento do ocorrido, onde sua liberação elimina os sintomas.
Brauer e Freud decidem juntos se dedicar ao estudo da histeria. Freud começou a atender vários pacientes, mas um deles hipnotizado conta que matou seu próprio pai e amava sua mãe, Freud se assusta com tal relato e pede para que o jovem não se lembre de nada que tenha falado durante a hipnose. E passa a ter sonhos estranhos. A partir desse caso, Freud desiste de utilizar terapia com