Freud alem da alma
Marília Vieira da Silva Meira
Profa. Priscila Oliveira da Costa Vilar
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Goiânia, 2012
Filme: Freud Além da Alma O filme Freud além da alma fala sobre o período da vida de Freud desde que ele se formou no curso de Medicina até a formulação da teoria da sexualidade infantil.
Inicialmente no filme mostra que Freud não queria tratar uma paciente com neurose de histeria,pois ele acreditava que histeria era uma grande bobagem e que acontecia para as pessoas não assumirem a sua responsabilidade.
Devido a esses acontecimentos e Freud sem saber o que fazer, foi pra Paris,estudar a Doutrina de Charcot. Com isso Charcot esclarece para Freud que histeria não era bruxaria e sim de origem psíquica, e para o tratamento utilizava-se da hipnose que ajudava compreender a histeria, mas não curava. Logo depois, Freud voltou para Viena se casou com Martha. E em uma palestra na Sociedade Médica de Viena, falou dos seus aprendizados com Charcot,mas falou dos seus pensamentos de níveis inconscientes, que tinha traumas que acontecia na infância, e que era preciso ainda descobrir seus elos. Porém, não teve sucesso, porque Meynert disse que o que Freud havia falado não tinha nada de novo.
Freud começou utilizar nas suas sessões analíticas a livre associação, e uniu com à interpretação dos sonhos que ajudou Freud lançar os princípios fundamentais da psicanálise. A descoberta do inconsciente e de sua importância psíquica constituiu o fundamento da psicanálise.
Durante um sonho, descobriu seu complexo de Édipo e assim passou a fazer sua auto-análise, pois Breuer não o aceitou como paciente. E isso ficou cada vez mais forte com a morte do seu pai, porque ele não conseguiu entrar no cemitério para o enterro dele. E cada vez mais ele queria entender o que seu pai tinha feito de tão ruim, no qual acreditava que estava escondido no seu inconsciente.
Breuer que tratava de Cecily abandonou o caso e