Freud - Alem da Alma
PEDAGOGIA
1º SEMESTRE
RESENHA CRÍTICA DO FILME:
FREUD ALÉM DA ALMA
Disciplina: Psicologia
Professora: Anaclara Rodrigues
Aluno: Vanessa Regina Maretti Mambrini
JUNDIAÍ/2014
Freud – Além da Alma.
Freud nasceu no Império Austríaco, filho de Judeus, estudou para Medicina Neurológica.
“Antes de Charles Darwin, Achava que éramos a única espécie separados apenas do mundo animal.
Estávamos na verdade dentro de um enorme processo Evolutivo”.
Antes de Freud, O homem acreditava que o que se vê e dizia, era produto de sua consciência, mas Freud demostrou que existia outras partes em nossas mentes, que abstraia os nossos mais profundos segredos, e que poderia governar nossas vidas.
Começa então as pesquisas de descobertas de Freud, a uma região das nossas mentes antes nunca exploradas, conhecida no tempo de “mente tão escura como o inferno”.
Foi a descoberta do Inconsciente humano.
Em 1885 Freud, estudava Medicina no Hospital do Dr. Meynert, onde se deparou com pacientes com patologias de histeria, que decidiu iniciar alguns testes, porem foi persuadido a não faze-los.
E ao ganhar uma Bolsa de estudos e em uma conversa com sua Mãe, decidiu conhecer um novo médico que se utilizava da hipnose para exames em pacientes com histeria Dr. Charcot, decidindo assim ir a Paris.
Conheceu assim os testes realizados chamados de Método Catártico com a pratica de hipnose em pacientes. Ex.: Jeanna que estava com paralisia há mais de 6 anos, e um outro homem não citado seu nome com a chamada “paralisia agitada”, e com a aplicação do seu teste retornou a mobilidade a paciente Jeanna, porem incluiu em seu sub - consciente a paralisia agitada e ao homem o contrário, parou de tremer e fica agora paralitico.
Mostrando que a histeria tinha sintomas puramente psicológicos, porém não consegue provar, porque com algumas pessoas o trauma após alguns anos voltava a ocorrer, neste período considerava a histeria que