Resenha do livro “Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente”
O livro “Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente” levanta a questão da educação nos dias atuais e a necessidade de mudança na formação de professores diante das novas tecnologias de informação e comunicação.
No primeiro capitulo o autor comenta sobre a sociedade em que vivemos. Uma sociedade caracterizada pela tecnologia de informação e comunicação, o que o faz levantar a questão sobre a necessidade de ainda haver escolas e professores.
A sociedade vive em constantes mudanças e é preciso adequar a forma de ensino a ela. Jose Carlos Libaneo propõe uma nova escola, onde ela deixa de ser uma transmissora de informação e passe a ser um lugar de analises criticas e produção de informação, possibilitando aos alunos se tornarem críticos e agirem como sujeitos. Para isso é necessários novos professores também, por isso Libaneo sugere algumas atitudes que os professores precisam ter nessa nova escola, pois segundo ele é indispensável a participação do professor mesmo com toda a tecnologia que existe. O que precisa é de professores que saibam conciliar tecnologia de informação e comunicação com sua didática e assim ter competência para agir na sala de aula e utilizar as mídias e multimídias para articular suas aulas e torná-las mais eficazes no processo de despertar o senso critico do aluno.
No segundo capitulo, o autor fala como as tecnologias de comunicação estão ligadas a aprendizagem. Os meios tecnológicos de comunicação agem como educadores, não sendo a escola a única responsável por essa função, contando ainda com a família, comunidade, instituições, entre outros. Os meios de comunicação como radio, televisão, computadores e internet agem formando opiniões e mudando atitudes. Jose Carlos Libaneo fala sobre a idéia de professores serem substituídos por computadores e diz que a aprendizagem não seria possível dessa