Sociologia
1. Referência bibliográfica
PINTO, José Madureira (1994), Proposta para o Ensino das Ciências Sociais, Porto, Afrontamento, pp. 59-76.
2.Problemática
O autor neste texto faz a distinção do real para o conhecimento no estudo das ciências sociais sobre as suas investigações científicas baseando-se em alguns exemplos abaixo descritos. Descreve o senso comum como um caminho certo para certezas reais dos fenómenos sociais e os meios de investigação que incluem as teorias, técnicas e métodos. A juventude apresenta um conjunto de problemáticas na realidade social.
3.Conceitos
a) Investigação científica
b) Conceitos
c) Ciências sociais
d) Realidade/conhecimento
4.Proposições
O autor, no primeiro capítulo deste texto, discursa, dando o exemplo do Conceito da densidade populacional, que numa investigação sociológica as perspectivas utilizadas como conhecimento científico não reflectem a realidade numa maneira concisa, para isso há necessidade de outras perspectivas para que a análise seja mais complexa, fazendo a distinção do processo real/processo do conhecimento (construção intelectual, testável e reformulável). O autor procura soluções para as interpretações apresentadas no texto que surgem através dos padrões de distribuição da população portuguesa. E, não é demais afirmar que as ciências sociais ficam aquém das expectativas neste estudo científico, pois esta ciência está em constante desenvolvimento, não conseguindo dar respostas realistas.
Outro exemplo que decorre neste primeiro capítulo é a empregabilidade industrial, em que as ciências sociais retomam à qualidade do plano real ao do conhecimento para aperfeiçoar os processos de interrogação da realidade e das informações que constroem as interpretações desta mesma realidade.
Seguindo a análise do autor, no segundo capítulo deste texto insere-se as problemáticas, problemas e meios de investigação. Numa continuidade ao estudo do emprego no sector industrial segue-se