Gastos públicos
Tamires Teixeira De Souza
Gastos Públicos e Crescimento Econômico
BRUMADO – BA
Maio – 2012
Tamires Teixeira De Souza
Gastos Públicos e Crescimento Econômico
Trabalho apresentado à professora Barbara Miranda, como avaliação da disciplina: Teoria Das Finanças Públicas, do Curso de Administração Pública a Distância, IV semestre, turno noturno, da Universidade do Estado da Bahia – UNEB.
BRUMADO – BA
Maio – 2012
Introdução
O conteúdo deste trabalho abrange a teoria keynesiana e da equivalência acerca do déficit público, a relação déficit público e crescimento econômico e a abordagem empírica dos gastos governamentais influenciando o crescimento.
Gastos Públicos
Os gastos públicos constituem-se na principal peça de atuação do Governo. Através deles, o Governo estabelece uma série de prioridades no que se refere á prestações de serviços públicos básicos e aos investimentos a serem realizados.
A tendência de crescimento dos gastos públicos foi constatada há muito tempo, pois Adolph Wagner , na década de 1880, em sua analise e estudo enunciou a ‘’Lei de Wagner’’, na qual o desenvolvimento econômico experimentado pelas modernas economias provocaria pressões crescente a expansão do gasto publico, pois não apenas expandiu a demanda por gastos públicos , e sim modificou intensamente com a industrialização.
Consideram-se gastos governamentais apenas as despesas realizadas pelas unidades que compõem a administração governamental direta e parte da indireta. Dessa forma, seriam englobados neste conceito apenas os gastos realizados pelas esferas do governo mais autarquias e fundações. Trata-se dos gastos de manutenção dos serviços públicos. Já os gastos públicos englobam