Estilo Individual e Estilo de Época
A arte é um meio que o ser humano utiliza para mostrar o mundo; a sociedade; o cotidiano; valores políticos, sociais e religiosos. Quando o assunto é arte deve lembrar uma relação clara entre homem e linguagem. Logo, a arte do escritor cria a sua arte com base em sua visão, seus pensamentos, sua realidade e assim um estilo. Este estilo pode ser em forma de prosa, poesia ou verso.
“O estilo individual é a maneira muito particular de cada escritor ver o mundo e de organizar sua linguagem para poder traduzir sua visão” (Gramática: Teoria e Exercícios/Paschoalin e Spadoto)
Avaliar o estilo de um escritor abrange uma vasta área dentro da linguagem explorando a parte semântica, o valor sintático e a relatividade fonética. O objetivo de todo o aparato é expressar, compreender e desenvolver a mensagem prevista. O escritor não escreve aleatoriamente, busca inspiração no mundo social, cultural, histórico e real. Não se pode esquecer que a época também é uma grande influência. Nada mais é do o estilo de época.
“Estilo de época é a maneira de ver e de expressar o mundo, refletindo características próprias de uma época histórica.” (Gramática: Teoria e Exercícios/Paschoalin e Spadoto)
Se ocorrer que o escritor sofra uma grande influência religiosa, é certo que o meio refletirá em sua obra, logo no seu estilo. Já se está em alta é a ciência seja física, social, biológica refletirá uma visão objetiva, sugere o estilo da precisão.
Toda esta estrutura percebe na literatura, principalmente nos estilos de época da literatura. Portanto, o melhor meio para entender uma obra ou autor é uma leitura minuciosa de sua obra identificando e reconhecendo as características do estilo individual e as típicas do estilo de época.
Lista de estilos de época da literatura brasileira:
Barroco
- Religioso;
- Uso de antíteses;
- Utiliza-se da poesia.
Arcadismo
- Gosto pela natureza;
- Linguagem simples.
Romantismo
- Individualismo “eu”;
-