conceitos fundamentais da historia da arte
A heurística segundo Wolfflin são as perguntas essenciais para se mantiver uma linha de raciocínio, a fim de fazer uma transição de um fato para o outro. É o que está a par de dar um caminho para a pesquisa, um ponto central.
Épocas diferentes também produzem artes diferentes, visto que um estilo é fortemente condicionado por uma específica corrente cultural divulgada em certa época. Sendo assim, o estilo de raça e o individual mesclam-se em um estilo de época.
Um estilo artístico, e por vezes literário também, se da em uma determinada época, levando em conta como os indivíduos da época se comportam, qual o sentimentos que revelam nesse momento. No entanto, quais são as condições que determinam o estilo dos indivíduos, das épocas e dos povos? A expressão (temperamento, raça e época) e a qualidade de uma obra são insuficientes para resolver tal questão. Nesse momento entra em cena o terceiro tópico.
A critica é sempre baseada, em mais do que uma oba apenas, a fim de fazer uma comparação entre obras e períodos. O autor parte a analisar a evolução dos períodos artísticos, a partir de cinco pares de conceitos. Que são eles: a) evolução do linear ao pictórico; b) evolução do plano à profundidade; c) evolução da forma fechada à forma aberta; d) evolução da pluralidade para a unidade; e) clareza absoluta e relativa do objeto.
a) A evolução do linear ao pictórico A arte renascentista é caracterizada pela valorização da linha, isto é, o objeto é observado a partir do seu aspecto tangível, enfatizando os limites do contorno e da superfície. Com isso, os detalhes são isolados e