Teclado
Um teclado é um dispositivo que apresenta o conjunto das teclas de diversos aparelhos, máquinas e instrumentos. De um modo geral, o teclado permite o controlo ou o comando do aparelho em questão.
Hoje em dia, o termo está bastante associado ao periférico que permite introduzir dados num computador ou noutra máquina digital. Quando o utilizador pressiona uma tecla, é enviada a informação cifrada para o computador e este mostra o carácter correspondente à tecla no ecrã.
Os teclados de computador apresentam teclas alfanuméricas (letras e números), de pontuação (ponto, vírgula, etc.) e teclas especiais (que cumprem diferentes funções, por exemplo).
A distribuição de teclado mais comum recebe o nome de QWERTY (ou AZERTY, consoante os países) devido às primeiras seis letras que mostram as teclas da fila superior. Este desenho foi concebido pelo Americano Christopher Sholer, em 1868.
Noutro sentido, conhece-se como teclado qualquer instrumento musical que dispõe, justamente, de um teclado. Ao pressionar/premir uma tecla, o instrumento produz um som por meios acústicos, electrónicos ou electromagnéticos. Existem teclados que permitem a execução simultânea de sons para gerar acordes.
Na computação, o teclado de computador é um dispositivo que possui uma série de botões ou teclas, e utilizado para inserir dados no computador. É um tipo de periférico de entrada utilizado pelo usuáriopara a entrada manual no sistema de dados e comandos. Possui teclas representando letras, números, símbolos e outras funções, baseado no modelo de teclado das antigas máquinas de escrever.1 .
Um teclado normalmente tem caracteres gravados ou impressos sobre cada botão, que corresponde a um único símbolo escrito. No entanto, para produzir alguns símbolos no computador, é necessário utilizar mais de uma tecla simultaneamente, ou apertando Windows+r e escrever "charmap".2
Os teclados mais comuns são projetados para a escrita de textos e inserção de comandos de sistema. Juntamente ao rato,