Teclado
Introdução
* 1 Estrutura * 1.1 Design * 1.2 Arranjo das Teclas * 1.3 Teclas adicionais e recursos de Internet * 1.4 Teclados Alternativos * 2 Disposição do teclado em Portugal e no Brasil * 3 Comandos * 4 Jogos * 5 Referências
Introdução
O teclado de computador é um tipo de periférico utilizado pelo usuário para a entrada manual no sistema de dados e comandos.
Possuem teclas representando letras, números, símbolos e outras funções, baseado no modelo de teclado das antigas máquinas de escrever.
Os teclados mais comuns são projetados para a escrita de textos e inserção de comandos de sistema. Juntamente ao rato, é uma das principais interfaces entre o computador e o utilizador.
-------------------------------------------------
-------------------------------------------------
Desenvolvimento
-------------------------------------------------
Um típico teclado moderno consiste num chip de processador conectado com a matriz de teclas ordenadas num array de X e Y linhas. Os primeiros teclados usavam um chip de processador 8048 e uma matriz de 8 por 11 ou 12. A matriz consistia usualmente em oito linhas de saída e 11 ou 12 linhas de entrada. Mais tarde, os teclados passaram a usar processadores 8049 e o teclado de 101 teclas precisavam de pelo menos uma matriz de 10 por 11 para aceder a todas as teclas.
-------------------------------------------------
O processador do teclado usa uma tabela de procura, para encontrar o código que representa a tecla que foi pressionada. Quando o processador do teclado encontra a tecla pressionada durante a sua procura na matriz, ele envia um código para representar essa tecla para um circuito de interface do teclado no computador. No passado, muitos sistemas usaram o código ASCII para representar as teclas na matriz mas os computadores de ambiente DOS usavam um complexo procedimento para os códigos de pressão e libertação das teclas.