ireport
Sua interface é bem amigável, intuitiva e possui versões para os sistemas operacionais mais conhecidos. Para realizar o downloads do iReport clique aqui.
No relatório é possível ter gráficos, imagens e muito mais.
As formas de acesso a dados podem ser através de JDBC, TableModels, JavaBeans, XML, Hibernate, CSV, e fontes personalizadas.
Possui ainda vários formatos para publicar um relatório, ou seja, como eles podem ser salvos, entre eles PDF, RTF, XML, XLS, CSV, HTML, XHTML, texto, DOCX, ou OpenOffice. Tela Inicial do iReport:
Na área central tem um guia que nos orienta nos principais passos para se ter um relatório.
Na lateral esquerda tem a aba "Report Inspector" que terá todos os componentes presentes no relatório quando estiver aberto.
E na lateral esquerda a aba "Paleta" e "Propriedades" que contém os componentes para serem inseridos no relatório e suas propriedades.
CRIANDO A CONEXÃO COM B.D. O primeiro passo é criar uma conexão com o banco de dados para conseguir recuperar as informações.
Na área destacada com um retângulo em vermelho na figura abaixo, observe que está escrito "Empty datasource". Neste local é onde aparece o nome da base de dados e isso significa que não se tem nenhuma base de dados configurada.
Primeiramente, inicie o serviço do seu banco de dados. No exemplo a seguir é utilizado o MySQL. Para configurar uma base de dados podemos utilizar de dois meios:
- através do botão que se parece com uma "tomada", logo a esquerda do nome da base de dados. Após clicar no botão "New".
- ou através do "Step 1", ou seja, "Passo 1", que é exibido na parte central do programa; Observe a figura abaixo:
Em ambos os casos aparecerá essa pequena janela "Datasource", para selecionar o tipo de base