planilha
NICOLAU MAQUIAVEL E O ESTADO Nicolau Maquiavel viveu em uma época renascentista, portanto, seus estudos, por mais que vigorem contemporaneamente, devem ser analisados de acordo com sua historicidade. Podemos analisar três vértices da teoria de Maquiavel, “virtú, fortuna e occasione”.
“Virtú”: Significa virtude. “Qualidade do homem que o capacita a realizar grandes obras e feitos”; “O poder humano de efetuar mudanças e eventos” (MAQUIAVEL, 2006, p.14)
“Fortuna”: Acaso, fatalismo, necessidade natural. Para Maquiavel, um homeme capaz de ações, primeiramente tem a virtú e a fortuna equilibradas, mas este é um fator a ser mudado, para ele, a virtú deve estar em prioridade, maioria.
“Occasione”: Significa oportunidade. Ser mais audacioso que prudente.
Para Maquiavel, a chave da fortuna está na occasione. Explica ele:
“...examinando as suas ações e sua vida, ver-se-á que não deveram nada à fortuna, senão à oportunidade (occasione) que lhes forneceu a matéria que puderam moldar segundo a forma que lhes pareceu adequada; e sem essa oportunidade a virtude de seu espírito ter-se-ia desperdiçado; e sem sua virtude a ocasião teria vindo em vão”. O conselho maquiaveliano aos príncipes a