Este texto pretende abordar o conceito de Ideologia de Karl Marx
Marx nasceu em Trier, na Renânia na província da Prússia, em cinco de maio de 1818, filho de um advogado, com dezessete anos iniciou os estudos de Direito na Universidade de Bona, em 1985, foi transferido para Berlim no ano seguinte onde acontecem mudanças em sua trajetória intelectual, transferiu seu curso para filosofia de Hegel e se juntou ao grupo de jovens hegelianos. Seu pai teve nove filhos de uma família judaicos alemães e foi batizado em uma igreja protestante que a família frequentava.
Segundo Aguiar o falecimento do pai de Marx, permitiu a necessidade de procurar um emprego, iniciou um trabalho ao jornal político, Gazeta Renana (Reinische Zeitung), ocupando durante um tempo o cargo de redator-chefe. Em 1843 começou a trabalhar na edição do seu primeiro volume dos Anais Germânico Franceses, principal divulgação dos hegelianos da esquerda, após algum tempo, por divergências ideológicas, rompe com os lideres de movimento. Em 1844 se mudou para Paris.
Entre os primeiros trabalhos de Marx, o seu artigo Sobre a crítica da Filosofia do direito de Hegel, primeiro esboço da interpretação materialista da dialética hegeliana foi considerado o mais importante. No ano de 1845, Marx e Engels escreveram juntos “A Sagrada Família” que versava contra o hegeliano Bruno Bauer e seus irmãos foi à obra comum “A Ideologia alemã” (1845-46), que por motivo de censura não pôde ser publicada naquele momento. A edição completa daquele trabalho apenas seria divulgada em 1932.
.
No livro Contribuição à Crítica da economia Política Max estuda a mercadoria do dinheiro