Marxismo
Imperialismo, nacionalismo e militarismo no Século XXI
14 a 17 de setembro de 2010, Londrina, UEL
GT 8. Marx e marxismos latino-americanos
Marxismo e metodologia da ciência social: aprendizados, limites e possibilidades Maciel Cover*
Introdução
Este texto pretende organizar algumas reflexões sobre metodologia das ciências sociais, buscando considerar alguns aprendizados referentes à obra de Marx, incorporando criticas atuais ao marxismo, desde uma perspectiva interna do campo. Para tanto será exposto algumas categorias chaves para compreender metodologia a partir de Marx. Posteriormente será apresentando as criticas e por fim um breve balanço considerando possibilidades de utilização desta concepção particular de ciência na pesquisa sociológica atual.
Aprendizados do Marxismo
A obra de Karl Marx (1818 -1883) é multidisciplinar. Filósofo de formação, Marx escreveu importantes contribuições também para a economia e para a política. Sua preocupação central era política, participava ativamente dos movimentos operários da época. As fontes teóricas com
*
Mestrando do Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Campina
Grande/PB. End. eletrônico: macielcover@gmail.com
GT 8. Marx e marxismos latino-americanos
162
quem ele dialoga para interpretar a realidade e construir sua obra são a filosofia clássica alemã, a economia política inglesa e a política francesa. De maneira muito particular Marx vai apontando os limites de cada corrente de pensamento, ao mesmo tempo em que aproveita os conceitos centrais reelaborando a teoria do valor de Smith e Ricardo, invertendo a dialética idealista de Hegel, debatendo um caráter cientifico para o projeto de socialismo utópico criado no movimento operário europeu do século XIX.
A interpretação teórica de Marx é intensa, com conceitos de um caráter bastante explicativo.
Marx não escreveu nenhum