O que é Marxismo
No primeiro capítulo, temos uma tomada histórica onde acontece o surgimento da nova classe, surgem as industrias, com as industrias surgem a burguesia, junto um civilização urbana e ao mesmo tempo industrial, fazendo com que as ideias de Marx começassem a aparecer. Pensando na sociedade burguesa partindo da revolução.
A teoria social de Marx tem sua base em uma visão sócio-política determinada, ela é uma resposta aos problemas colocados pela sociedade burguesa e uma proposta de intervenção que tem como centro a classe operária.
Os pensamentos de marx sempre tinham por base a burguesia, que demonstrava a dominação, levava a concentrar seus esforças em tentar entender como a burguesia por um longo tempo conseguir exerceu seu dominio sobre as demais classes sociais, como uma minoria de pessoas conseguia manter sob seus ditamos uma massa muito maior. a revolução tornaria uma perspectiva para a ascensão do proletariado ao poder político. A desestruturação do Estado Burguês serviria de passagem à nova ordem social. Um período de transição denominado socialismo. Seria o fim da exploração do homem pelo homem. A nova ordem social, o comunismo, seria a nova forma da sociedade humana.
No Segundo capítulo, Netto mostra que apoiado pelos opera rio com mais idade, as ideias e as bases defendidas por marx começam a tomar forças, e com a criação de um partido alemão o qual priorizava e defendia sempre os trabalhadores, e foi esse mesmo partido que conseguir fazer com que as ideias de marx e seus escritos, fossem cada vez mais respeitado pelos trabalhadores e também que deixando um espaço para que novas discussões surgissem e que novas ideias fossem sendo disseminadas.
A pesquisa de Marx tentava