O PENSAMENTO SOCIOLÓGICO DE KARL MARX
O PENSAMENTO SOCIOLÓGICO DE KARL MARX
José Roberto Cabrera
Para compreendermos o alcance e os limites da obra teórica de Marx é necessário compreender as condições históricas e teóricas onde esta se desenvolve.
Karl Heinrich Marx nasceu em Trier, na Renania, região desenvolvida à oeste da Alemanha, em 05 de maio de 1818. Filho de um advogado, transfere-se na infância para Simeonstrasse onde reside até 1835. Marx vai para a universidade de Bonn, onde cursou dois semestres, transferindo-se posteriormente para Berlim em 1836.
Após abandonar a vida universitária Marx trabalhou na recém fundada “A Gazeta Renana”, jornal de tendência liberal. Alcançou o posto de editor chefe do jornal, abandonando-o pouco antes da interdição imposta pelo governo prussiano ao jornal.
Marx transfere-se para Paris onde inicia contato com setores mais radicais do movimento operário e inicia esforços para a publicação de uma revista. Lá inicia uma colaboração com F. Engels1 com o qual desenvolverá intensa atividade política e teórica até o fim da vida.
Mantém-se em Paris, produzindo textos e participando ativamente das atividades de organização do movimento operário, até ser expulso. Vai para Bruxelas onde mantêm esforços para a criação de um novo tipo de organização operária. Posteriormente em 1848 é expulso da Bélgica vai para Paris e depois retorna à Alemanha já em 1848, depois do ciclo revolucionário de fevereiro2.
Lá retoma suas atividades como editor de um novo jornal, “A Nova Gazeta Renana” imprimindo-lhe uma linha mais crítica e radical. No entanto, o retorno das forças conservadoras ao poder abreviou a estada de Marx em território alemão. Assim, em 1849, Marx conhecerá seu último exílio transferindo-se para Londres onde morreria em 1883.
De uma maneira geral, podemos afirmar que o pensamento de