AS ESTAPAS DO PENSAMENTO SOCIOLÓGICO, RAYMOND ARON: Émile Durkheim, Karl Marx, Marx Weber.
CAMPUS SANTANA DO LIVRAMENTO
CURSO SUPERIOR DE tecnOLOGIA em gestão pública
FUNDAMENTOS DA SOCIOLOGIA
FABIO RÉGIO BENTO
AS ESTAPAS DO PENSAMENTO SOCIOLÓGICO, RAYMOND ARON: Émile Durkheim, Karl Marx, Marx Weber.
ALUNO
Sant’Ana do Livramento
2013
ÉMILE DURKHEIM
Neste trabalho trataremos das três principais obras de Durkheim Da divisão do trabalho social, O suicídio e As formas elementares da vida religiosa. Alem de tentarmos entender a evolução do pensamento deste autor.
DA DIVISÃO DO TRABALHO SOCIAL
Nesta obra Durkheim buscou analisar o comportamento solidário das pessoas na sociedade e da busca da harmonia, procurando descobrir as suas causas e as suas motivações, isto é, porque as pessoas são solidárias. A partir destes estudos caracterizou a solidariedade como mecânica e orgânica, a primeira teria origem na sociedade précapitalista as pessoas estariam unidas pelas suas características. Já na segunda, o que ocorre a característica principal é a divisão do trabalho onde cada individuo possuem funções diferentes o que forçaria com que as pessoas se integrassem para que os trabalho fosse realizado.
Durkheim quer determinar a causa do desenvolvimento da divisão do trabalho nas sociedades modernas mesmo sendo esta improvável por não ser este um fenômeno simples, pois engloba aspectos do conjunto da sociedade.
A partir desta obra Durkheim aduziu algumas ideias, a diferenciação social auxilia para que o individuo possua uma liberdade individual onde a consciência coletiva estaria perdendo sua rigidez.
Mas mesmo na sociedade individualista deve existir um mínimo de consciência coletiva sob pena de desintegração social a falta de solidariedade orgânica.
A estrutura coletiva impõe a todos uma responsabilidade própria e que mesmo no individualismo existe uma consciência coletiva, valores e conceitos, que liga as pessoas ao todo social.
O SUICIDIO
As